Páginas
Facebook
Categorias

Escrito por na categoria Dicas | 0 comentários

História do colchão

História do colchão

Nós já explicamos o que é um sofá chaise lounge e sua história, agora saiba um pouco mais sobre a história do colchão.

Colchão é um objeto utilizado para deitar-se e/ou dormir, geralmente colocado sobre um estrado. Existem diversos modelos e materiais utilizados na fabricação de um colchão , cada um deles é indicado para uma determinada faixa de peso, possibilitando uma maior adequação do colchão a estrutura corpórea do usuário, aumentando o conforto e a durabilidade.

Agora um pouco de história

Em 3400 a.C., a ideia do agrupamento de ramos, palhas e folhas originando uma superfície mais flexível para se dormir permitiu que o ser humano abandonasse o chão frio e duro. Pouco tempo depois, os enchimentos de materiais que antes se encontravam no solo foram revestidos por emendas de duas peles ou tecidos, formando o que se chama de colchão.

COLCHÃO DE PALHA

Colchão de palha

Ao que tudo indica, os romanos foram os responsáveis pelo desenvolvimento do primeiro colchão, que era feito com materiais orgânicos como penas, algodão, palha, pelo animal ou lã. Sendo que nesse período (3400 a.C.), enquanto os cidadãos dormiam em cima de pilhas de palmeiras, o Rei Tutancâmon descansava sobre uma cama de ébano (madeira nobre).

O primeiro colchão de água também foi invenção romana. Para eles, esse tipo de colchão consistia em deitar sobre a água morna , até atingir sonolência, e então, alguém carregava o indivíduo até um colchão de balanço para ser balançado até dormir.

Durante o Renascimento, utilizavam-se na cobertura do colchão tecidos de luxo como brocado ( tecido com desenhos em relevo), veludo e seda. No século XVIII foram introduzidos os primeiros colchões estofados com algodão. Uma vez que, com o surgimento da mola de aço em espiral durante a Primeira Revolução Industrial, Heinrich Westphal inventou os colchões de molas.

O primeiro colchão de molas foi patenteado em 1865, e na década de 1930 estes colchões já detinham a liderança dos mercados ocidentais. Os estofados começaram a tornar-se comuns em 1940 e a década seguinte marcou o surgimento dos colchões e travesseiros de espuma de borracha. Os colchões de água modernos foram introduzidos na década de 1960, que também popularizou as camas ajustáveis. Na década de 1980 surgiram os colchões de ar e na década de 1990 o mundo ocidental começou a redescobrir os costumes orientais, incorporando à arte do repouso e do sono diversos conceitos originários da China, da India e do Japão.

No Brasil

A antiga Orion, construída entre os anos de 1958 ou 1959, localizada no Brás, em São Paulo, foi a primeira empresa brasileira a confeccionar a espuma de poliuretano. Posteriormente teve seu nome modificado para Trorion. Entre os pioneiros na espuma podemos destacar ainda a Piraspuma e a Vulcan, ambas extintas. Entre o término de 1950 e o início de 1960, popularizaram-se os tecidos bordados (metalassé) em contraste com os tecidos lisos. A partir de então, as superfícies dos colchões são multi-agulhadas.

colchao

Colchão diamante 2 euro

A Confortto comercializa colchões e cama-box, venha conferir.

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>