Páginas
Facebook
Categorias

Escrito por na categoria Dicas | 0 comentários

Chaise lounge

Chaise lounge

Chaise lounge é um termo francês, que traduzido literalmente significa cadeira longa, também conhecida como cadeira de descanso. Tem encosto e, comumente, um braço bem alongado no comprimento que serve como sustentação para que a pessoa, reclinada, não caia de costas. Também conhecido como daybed ou lounge chair(inglês) e Cadeira de Descanso ou Espreguiçadeira na nossa língua.

Um conceito moderno e adaptado hoje se refere a um sofá que tem assentos nos quais é possível recostar e esticar as pernas e atualmente, pode ser encontrada integrada aos sofás em uma grande variedade de materiais e acabamentos.

A historia da chaise lounge é antiga, tão antiga quanto a busca do homem pelo conforto utilizando os moveis no dia a dia. Em termos da ergonomia de uso, a chaise lounge fica entre o bem estar do sofá ou poltrona e o relaxamento total da cama; entre relaxamento de sentar com as pernas estendidas em ângulos diferentes  e o dormir deitado em 180 graus.

Os relatos e provas mais antigas dos primórdios desse tipo de móvel são no Egito, cerca de 3100 AC. Os egípcios não faziam distinção entre um móvel para dormir e descansar e as primeiras cadeiras de descanso eram  uma combinação casada de poltrona inclinada e um banco para os pés.

chaise lounge

Uma das primeiras daybeds, entre 3100 e 2907 AC

Mas foram os gregos que usaram a posição deitar-sentado de forma costumeira e forneceram a estrutura formal da chaise lounge. Nos seus banquetes, jogos domésticos e reuniões diárias (symposium), sempre regadas a uva, vinho e musica, a chaise lounge era um móvel indispensável, seja com a sua  forma inteiriça ou separadas com a poltrona e o banco para os pés.

chaise lounge

A chaise lounge grega servia para comer, beber, descansar, dormir e transar.  Servia para tudo!

Nos seculos XVI e XVII, as cadeiras de descanso europeias seguiam uma tendencia formal e de uso: reclinar o corpo com o assento horizontal e uma ou duas extremidades laterais para o tronco e cabeça.

chaise lounge francesa

Chaise lounge francesa século XVI

chaise lounge inglesa

Chaise lounge inglesa de 1685

Com a Chaise Lounge de le Corbusier começa a historia moderna desse tipo de objeto de uso. O Design contemporâneo deve isso a ele nessa categoria de uso. Que o digam os designers que surgiram como profissionais reconhecidos pelo seus trabalhos desde então.

chaise lounge

Chaise lounge Art Deco, Betty Joel, 1930

O final do século XX trouxe ainda mais ousadia na estrutura formal das chaises lounge.

chaise lounge maya desnuda

Maya Desnuda, Denis Santachiara, 1997

Materiais como a fibra de carbono e o corian; e outros antigos, como o bambu e o aço foram reaproveitados com novas tecnologias para os designers.

Chaise lounge

Sutra, Brad Ascalon

Hoje o que está na moda são os sofás com chaise. A proposta desse móvel é relaxar e funciona como um prolongamento de um dos lugares, para acomodação das pernas e funciona muito bem em salas de TV.

Um sofá com chaise e puff precisa ser confortável e, de preferência, com almofadas de encosto soltas. Para quem gosta de comer enquanto assiste TV, vale levar em conta um tratamento de impermeabilização. O uso das almofadas soltas permite que você mande fazer capas protetoras que possam ser lavadas de tempo em tempo na máquina de lavar, facilitando ainda mais.

sofá com chaise vison

Sofá Vison da Confortto

Agora é só relaxar em frente à televisão e aproveitar todas as vantagens de ter um sofá com chaise.

 

Fonte: saberdesign.com.br

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dolce Vita - Confortto móveis & colchões - [...] Dolce Vita com chaise, tudo que você precisa para descansar depois de um longo [...]
  2. História do colchão - Confortto móveis & colchões - [...] já explicamos o que é um sofá chaise lounge e sua história, agora saiba um pouco mais sobre a ...

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>